learnex

 

 

 

 

 

Coletâneas Darda Editora - CDE: sempre um tema para sua imaginação e escrita.

A Darda Editora tem como um de seus interesses as coletâneas, razão pela qual sempre lança editais com diversos temas separados por gêneros, através do selo CDE - Coletâneas Darda Editora.

Todo autor precisa de um currículo que o identifique no universo literário. Acreditamos piamente que as coletâneas são um excelente meio de divulgação, conhecimento, troca de ideias e atualização do seu perfil, sendo, a nosso ver, importantíssima a participação deste sempre que possível, quer seja autor(a) novo(a) ou já com experiência.

NOTA: Se você tiver algum interesse em maiores informações para organizar uma coletânea extra ou um projeto já pronto, particularmente ou em conjunto, entre em contato conosco, por favor:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  

- PROJETOS EM ORDEM CRONOLÓGICA - 

NOTA: Em virtude de problemas no sistema terceirizado, a informação válida quanto à data final para envio dos textos é a que consta na apresentação de nosso site. Em caso de dúvidas, estamos à disposição. 

 

VOZES DE EVA |  Projeto em parceria com: Daianna Quelle e Érica Azevedo | Até 30/10/2017.

Ariano Suassuna nos anunciou que “A literatura é uma forma de protestar contra a morte”. Ao longo da história nos deparamos com conquistas femininas, mas também injustiças e, a literatura é verossímil ao retratar fatos e criar artefatos para eternizar vidas, (re)significar personagens. Assim, convidamos as escritoras de todo país para “ecoar” seus escritos sobre a trajetória das mulheres reconhecidas, esquecidas ou desconhecidas, através do gênero conto, priorizando a vida da mulher correlacionada aos temas: violências, sobrevivência e emancipações. - Gênero: conto.

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

GOTAS POÉTICAS |  Projeto em parceria com: Palmira Heine | Até 18/10/2017.

Etimologicamente a palavra poesia deriva do termo grego poiesis, que significa a arte de criar ou fazer. O poema é o trabalho metafórico com as palavras, é uma forma de arte que se faz necessária por proporcionar o encontro com os sentimentos, com o belo, com a musicalidade. Através do fazer poético é possível criar diversos poemas, dentre eles os micropoemas com diversas estruturas formais, deixando-se transbordar em palavras, espalhar-se em versos.  Os micropoemas se destacam por serem produções  de no máximo seis versos, que podem ou não conter rimas. Esse tipo de produção tem se disseminado devido à chegada da tecnologia e a inserção de novas formas de comunicação, que requerem formas inovadoras de interação, em que poemas com poucos versos têm tido espaço. Convidamos a todos os interessados a enviarem seus micropoemas, cuja temática é livre, para comporem essa coletânea. 

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

POR QUE, AMOR? |  Projeto em parceria com: Suellen Mendes | Até 04/11/2017.

 “O coração tem razões que a própria razão desconhece.” (Blaise Parcal) Nem sempre as histórias de amor são politicamente corretas. À vezes, se ama quem não se quer amar ou quem não se pode amar. Nesta coletânea, o leitor irá se deparar, por meio de uma seleção de contos, com histórias de amor nem sempre bem-sucedidas, mas por vezes intensas e – definitivamente – que nos fogem o controle.

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

BATALHAS IMORTAIS |  Projeto em parceria com: Washington Luis Landredi | Até 04/11/2017.

Desde a origem do mundo qual o conhecemos hoje, ou na era mitológica, sempre se ouviu dizer das guerras épicas em prol de conquistas ou para satisfazerem o próprio ego de seus idealizadores. E o preço de todas elas, não foi diferente em nenhuma: derramamento de sangue, e, muitas vezes, sangue inocente. Esta coletânea propõe a você ser um observador – como se estivesse presentes naqueles fatídicos dias – de um desses eventos bélicos e batalhas e nos contar como foi, pela sua ótica, o acontecimento escolhido e, até, pela liberdade literária, nos contar como teria sido se terminado de modo diferente ao que nos conta a História. 

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

NAS TEIAS DE EROS - contos (micro e mini) |  Projeto em parceria com: Rita Queiroz | Até 06/11/2017.

Esta coletânea destina-se à publicação de contos  (micro ou mini) cuja temática esteja voltada para o erotismo. Não serão aceitos textos que envolvam pornografia.

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

MINICONTOS PARA A CRIANÇA QUE HÁ EM VOCÊ - minicontos  |  Projeto em parceria com: Rosemary Oliveira | Até 17/11/2017.

 A redução extrema de uma história, fazendo com que encaixe até em um tweet não é algo novo, porém encontrou na internet uma forma de expandir a produção e gerou o miniconto, uma espécie de conto muito pequeno, associado ao minimalismo. A ideia é que no mínimo de palavras possíveis, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras. Na atualidade, essa produção literária vem ganhando campo. Suas principais características são a concisão (máximo de 65 palavras), narratividade com tiradas líricas e ausência de descrição. 

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

DE VOLTA A SALEM - contos  |  Projeto em parceria com: Geana Krause | Até 19/11/2017.

Passados cem anos, da caça às bruxas em Salem, os  moradores da cidade sofrem com uma onda de desaparecimentos sem explicação. Quando o reverendo Sweel, descendente do juiz que condenou as bruxas aparece enforcado no meio da floresta, uma suspeita aterradora assombra a cidade. As bruxas buscam vingança, e ninguém está seguro. Tranquem suas portas ou acendam suas tochas: estamos de volta a Salem.  

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Resultado dos premiados para as coletâneas O QUANTO QUE EU TE AMO, POEMINHAS INFANTIS e MEUS MELHORES TEXTOS INFANTIS: Rossana Pacheco, Lilian Guinski, Mariana Barbosa, Neyd Montingelii, Palmira Heine e Rossana Pacheco. 


 

 

MAIS TEMAS EM BREVE -