learnex

  

Sempre um tema e um gênero diferentes para sua imaginação e escrita.

A Darda Editora tem como um de seus interesses as coletâneas, razão pela qual sempre lança editais com diversos assuntos, através do selo CDE - Coletâneas Darda Editora.

Todo autor precisa de um currículo que o identifique no universo literário. Acreditamos piamente que as coletâneas são um excelente meio de divulgação, conhecimento, troca de ideias e atualização do seu perfil, sendo, a nosso ver, importantíssima a participação deste sempre que possível, quer seja autor(a) novo(a) ou já com experiência.

NOTA: Se você tiver algum interesse em maiores informações para organizar uma coletânea extra ou um projeto já pronto, particularmente ou em conjunto, entre em contato conosco, por favor:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  


PROJETOS EM ORDEM CRONOLÓGICA  

 

Tecendo Aldravias - poesiasAté 30/11/2018 - em parceria com Thiago Guimarães.

Tecendo Aldravias tem por objetivo resgatar o conceito original dessa composição poética a todos os autores novos e que já escrevem há muito tempo e não conhecem o verdadeiro significado dessa palavra, dessa forma de versejar. A aldravia é uma forma nova de escrever e de se libertar. Seu significado literal é de aldrava, bater à porta. Então venham abrir as portas e as mentes para a poesia minimalista e linda que é aldravia. Mandem suas poesias nesse estilo. Podem também dentro desse esquema usarem tautogramas, que também é uma forma em que se usa uma letra para todo o poema.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

(Re)Florescer - poesiasAté 30/11/2018.

A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. É uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite (deusa grega do amor). O cristianismo adotou a rosa como o símbolo de Maria. De acordo com o mito grego, Afrodite, nasceu das espumas do mar, e tais espumas tomaram forma de uma rosa branca. Assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Inúmeros são os mitos sobre a rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos, tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor. Essa coletânea vem através deste símbolo – rosas – trazer à tona os sentimentos, o romantismo, a capacidade de, mesmo em terreno infértil, reflorescer. Mesmo em meio aos espinhos, a beleza se agiganta e floresce com intensidade e cores. Assim como cada um de nós mesmos em meio aos caos somos capazes de renascer e florescer novamente. Envie poesias falando de amor, sentimentos, emoções, lembranças e superação.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Espíritos & Maldições - contos sobrenaturais Até 30/11/2018.

Ninguém está só... Muitas vezes, sentimos algo (ou alguém) ao nosso lado: ESPÍRITOS, e a sensação de frio e arrepio nos invade dos pés a cabeça, gelando-nos e nos fazendo apavorar. Às vezes, esses espíritos são extremamente hostis e tão somente nos querem prejudicar, às vezes, são maldições hereditárias a qual estamos sujeitos... Você já passou por isso? Conhece alguém que passou? Realidade ou ficção, queremos saber, por contos, a sua experiência sobrenatural.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Além do Amor - cartas |  Até 30/11/2018.

Quem nunca escreveu uma carta de amor? Uma carta destinada ao amor do presente, ao amor do passado (assinado pela lembrança) ou ao amor do futuro (assinado pela esperança de encontrar o seu alguém especial). Esta coletânea deseja reunir as suas cartas de amor e levá-las ao conhecimento do público de como o amor, em todas as suas formas, é – e sempre será - sempre evidenciado.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 Preces & Orações - falando com Deus |  Até 30/11/2018.

É comum, independente de denominação religiosa, falarmos com Deus, expormos nossos agradecimentos, necessidades ou apenas o abaixar silencioso da cabeça para reverenciar a força imortal e perfeita do Alto. Este projeto deseja reunir e compartilhar suas desabafos e conversas em forma de prece com o Criador. Pode ser uma breve carta, miniconto, curta crônica ou poesia.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Atemporais - Entusiastas |  Até 30/11/2018 - em parceria com Jonnata Henrique.

 O presente possui características de volatilidade, se assimilando aos meteorológicos campos, estando em constante evolução. Ora nebuloso, ora pacífico, alternando entre precipitações volumosas e secas prolongadas, geadas, ventanias. Sendo você uma engrenagem importante, desta grande máquina chamada sociedade. Como avalias estas transformações? Os reflexos das bolsas de valores ao redor do mundo, o desenvolvimento de armas nucleares, as epidemias e doenças que assolam a humanidade: Dengue, Aids, depressão, câncer. Os impactos das drogas e do alcoolismo na sociedade, o caos no trânsito das grandes cidades, onde se vive no limite. A má distribuição de renda, a devastação da natureza, os patrimônios nacionais e mundiais que foram destruídos por incêndios ou catástrofes similares. Convidamos você, escritor, cronista, que redige cartas, para expressar suas memórias e interpretações que incitam atemporais entusiastas.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Atemporais - Pessimistas|  Até 30/11/2018 - em parceria com Jonnata Henrique.

 O futuro é temática que exerce incontestável fascínio para os que habitam o agora. Almejamos curas e soluções eficientes para as enfermidades que ceifam vidas. Ansiamos ideias que atendam ao crescimento demográfico. Combustíveis milagrosos e carros voadores melhorariam as condições de trafegabilidade, se existissem? Alimentos transgênicos como substitutos definitivos aos naturais, teriam efeito positivo no sistema ? Como lidaríamos com a água cada vez mais difícil de se encontrar e de racionar ? Robôs e inteligências artificiais seriam avanço ou perigo para o planeta? Clonagem, criogenia, melhoramentos genéticos, o que as pessoas estariam dispostas a fazer para a obtenção destes? Uma nova guerra mundial, ataques de zumbis, aliens, demônios e outras criaturas invadirão planeta e nos escravizarão ou instalarão o caos? Qual a visão plausível ou de teor fantástico que você tem para o futuro?

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Atemporais - Saudosistas |  Até 30/11/2018 - em parceria com Jonnata Henrique.

 No passado estão sintetizados, cronológicos caracteres pertinentes, informações e vivências, dinâmicos princípios que consolidarão nossa solidez personal. Muito mais que uma mera individualista linha, nesta singular época encontram-se emocionais parágrafos, potenciais pontos de ignição criativa, onde a centelha das emocionais lembranças acende a chama etérea da escrita. Bons momentos partilhados com quem amamos, uma pessoa especial que nos deixou, objetos que carregam informações e significados. O disco, o VHS, a máquina de datilografar, as décadas de 60,70, 80 e 90, preciosas datas que carregam ares de inspiração. Para os que apreciam “História”, existem os capítulos da humanidade, as guerras e revoluções, desastres ambientais e fatos que marcaram época. Convidamos você, escritor, cronista, que redige cartas, para expressar suas memórias e interpretações dos fatos que incitam atemporais saudosistas.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Xô, Medo! Vá embora! - contos |  Até 30/11/2018 - em parceria com Geana Krause.

Medo de aranha, de injeção, de bruxa, de monstros, de perdas, da separação, tantos medos que fazem parte da nossa vida. E na infância esta sensação é muito importante para o desenvolvimento da criança, pois o medo nos deixa alerta e também ajuda-nos a superar os obstáculos.   XÔ, MEDO! VÁ EMBORA! quer reunir diferentes histórias em que as crianças se identificam com as situações e os personagens. E mostra que, qual seja o medo, ele pode ser superado, mandando-o embora.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

A Pequena Loja de Venenos - contos |  Até 13/12/2018 - em parceria com Rodrigo Ortiz Vinholo.

É uma antologia de terror e suspense com elementos sobrenaturais. A ambientação é contemporânea, e preferencialmente deve-se passar (ao menos majoritariamente) em ambientes urbanos. Todos os contos devem ser em terceira pessoa, tempo pretérito, e nunca podem ter o dono da loja como protagonista. Cada conto terá a história de uma pessoa que comprou um veneno na loja e tudo que ocorreu após essa compra, podendo as substâncias ter ou não efeitos sobrenaturais. As submissões deverão ter título e, como subtítulo, o nome do veneno escolhido, de acordo com o que está escrito no frasco, que ficará a critério do(a) autor(a). Substâncias reais podem ser utilizadas, mas o organizador dará preferência a produtos fantásticos. (Exemplo: "A Vingança Vermelha - Veneno de Rosa Carmim" ou “Tarde Demais - Pó de Vidas Tristes"). As histórias podem se passar após a compra, ou podem envolver a loja e todo o processo da transação. Como a loja muda de lugar, sua ambientação e aparência podem ser diferentes em cada conto. O dono da loja, porém, nunca poderá mudar, e também nunca poderá morrer, se ferir ou interagir fora da loja - ele é um intermediário intocável. A loja, naturalmente, também nunca pode ser destruída.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Antologia Cibernética - Contos Cyberpunks - contos |  Até 13/12/2018 - em parceria com Mauricio Coelho.

Em uma realidade cibernética, as relações não são mais mediadas pelo dinheiro vivo e sim por criptomoedas irrastreáveis. Mundos cyberpunks podem variar do sonho ao pesadelo ao longo de vários Hrz, onde as pessoas vivem com suas próteses biônicas, drogas sintéticas em uma terra sem lei onde a tecnologia dita novas ideologias e novas formas de vida. Carros voadores e gigantescos edifícios compõem um caos vertical, onde o fluxo de informações tornou-se mais valioso que a própria vida humana. Bits, frames, redes, vírus, pessoas cibernéticas e I.A's. O fluxo de informações tornou-se mais valioso que a própria vida humana. É um admirável mundo novo, adapte-se ou morra. Inspire-se nesta viagem por um mundo cyberpunk e envie seu conto.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Pesadelos Escarlates - contosAté 14/12/2018.

 A presente antologia tem por objetivo o resgate do vampirismo tal como ele era até os primeiros anos dos anos 2000 e décadas anteriores... Portanto criaturas que caminham no período diurno e romances essencialmente adolescentes não serão o objetivo aqui. Histórias com sede de sangue, jogos de sedução, atmosfera soturna e assassinatos são o que procuramos... As histórias podem se passar tanto na época atual, quanto num cenário retrô ou em outras épocas, em qualquer país ou cidade, sendo especificado na narrativa ou não. As idades dos personagens também podem ficar à critério de autores e autoras, desde que o enredo e principalmente personagens vampiros usados na trama estejam de acordo com a proposta da sinopse. Tramas que contenham paixões noturnas, tal qual as com doses de ironia, humor ou sarcasmo também serão avaliadas de acordo com a criatividade, desde que não percam o teor sombrio. Sensualidade mesclada à temática soturna também poderá ser permitida e passível de avaliação, mas não precisa ser o foco principal.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Brasis Poéticos - poesias |  Até 15/12/2018 - em parceria com Rita Queiroz e Jonnata Henrique.

 27 estados e o distrito federal, mais de 500 anos de história, estes são os números que descrevem numa ótica minimalista do nosso país. Desde o grito no Ipiranga, passaram a correr nas margens plácidas, as águas transformadoras da colonização, resultando na inserção e influência dos ritos e costumes de várias nações. Podemos afirmar sem titubear, que a geografia cultural do local que vivemos é privilegiada. Neste relevo eclético e contagiante, transitam o acarajé, o axé e as festas tradicionais baianas, o frevo pernambucano e a literatura de cordel, a famosa praia de Copacabana, o churrasco gaúcho, o queijo mineiro, entre tantos outros segmentos. Um patrimônio riquíssimo e que certamente inspira poetas e poetisas. Convidamos então vocês, a escreverem e enviarem poemas que retratem a cultura de modo geral. Dança, culinária, esportes, literatura, natureza. Queremos conhecer cada recantinho desta bandeira. Aborde um estado, fale de uma cidade que lhe traz uma lembrança especial, uma data comemorativa, uma comida, uma música, uma religião, um contato que foi agregado a sua personalidade, e lhe trouxe boas recordações. Vamos colorir com versos os Brasis Poéticos que tornam o mapa tão singular!

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

MAIS TEMAS EM BREVE