learnex

 

 

 

Coletâneas Darda Editora - CDE: sempre um tema para sua imaginação e escrita.

A Darda Editora tem como um de seus interesses as coletâneas, razão pela qual sempre lança editais com diversos temas separados por gêneros, através do selo CDE - Coletâneas Darda Editora.

Todo autor precisa de um currículo que o identifique no universo literário. Acreditamos piamente que as coletâneas são um excelente meio de divulgação, conhecimento, troca de ideias e atualização do seu perfil, sendo, a nosso ver, importantíssima a participação deste sempre que possível, quer seja autor(a) novo(a) ou já com experiência.

NOTA: Se você tiver algum interesse em maiores informações para organizar uma coletânea extra ou um projeto já pronto, particularmente ou em conjunto, entre em contato conosco, por favor:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  

- PROJETOS EM ORDEM CRONOLÓGICA - 

 

  

 HISTÓRIAS QUE VOVÓ CONTA... - contos e poemas |   Até 20/07/2018

 Quem não teve uma avó que sempre lhe contava histórias para dormir ou em qualquer hora do dia? A maioria de nós, certamente, sobretudo os que foram criados por avós. Esta coletânea de textos infantis tem por objetivo convidar você, autor e autora, a personificar a lembrança de seus/sua avó e contar uma ou mais das histórias dessa figura inesquecível em nossas vidas.

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


POE(MA)TIZANDO E CONTANDO DIREITO: coletânea de poemas, poesias e contos jurídico-literários |  Projeto em parceria com: Pedro Nelson Feliz  Marcos Pereira dos Santos | Até 20/07/2018

 A coletânea/antologia em foco tem como principal objetivo convidar a todos os literatos (poetas, contistas e escritores), profissionais em geral oriundos da área jurídica (juristas, desembargadores, magistrados/juízes, promotores de justiça, defensores públicos, delegados de polícia, advogados, peritos, conselheiros tutelares, professores das várias áreas do Direito, dentre outros) e as demais pessoas interessadas em literatura jurídica a participar escrevendo seu poema, poesia ou conto, especificamente voltado ao campo jurídico-literário, concernente a algum episódio (marcante ou não) de que se recorde como estudante ou profissional da área do Direito, tais como: petição, habeas corpus, perícia policial, notificação e intimação judicial, ação processual penal, criminalística (homicídio/feminicídio/infanticídio), tribunal de júri popular, interrogatório, acareação, pensão alimentícia, solução de conflito de interesses, privação temporária da liberdade, práticas de justiça restaurativa, audiências de custódia e de instrução e julgamento, mandato de prisão, condução coercitiva, tráfico, drogadição, violência contra crianças/adolescentes/idosos, provas testemunhais, casos de “segredo de justiça”, sentença judicial, alvará de soltura, nova reforma trabalhista e previdenciária, fuga de detentos em unidades prisionais, prisão perpétua, assalto à mão armada, furtos e roubos, estupro, assédio moral e sexual, “Lei Maria da Penha”, “Operação Lava-Jato”, patrulha escolar, direito educacional, direito eletrônico/eleitoral/ambiental, educação escolar em ambiente prisional e demais temas afins. Gêneros literários dos textos (área jurídica): poema; poesia; conto.

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


RECORDAÇÕES DE MEUS TEMPOS DE ESCOLA - poesias seletas |  Projeto em parceria com: Marcos Pereira dos Santos |  Até 20/07/2018

Esta coletânea/antologia tem como objetivo convidar a você, poeta, poetisa, escritor, escritora e as demais pessoas interessadas em literatura poética, a participar escrevendo seu poema sobre algum fato (marcante ou não) de que se recorde quando de seus tempos de escola: primeiro dia de aula, professor(a) que mais marcou sua vida escolar, disciplina curricular que mais ou que menos gostava, amizade entre colegas de classe, (des)uso de livro didático e/ou apostila escolar, brincadeiras infantis na hora do recreio escolar, participação em desfile cívico representativo da escola, cantina e merenda escolar, leituras e estudos realizados na biblioteca da escola, reprovação em alguma matéria escolar, participação em jogos estudantis escolares e/ou peças teatrais, declamação de poesias, formação de filas no pátio da escola, dentre outros inúmeros assuntos diretamente relacionados à vida na escola de Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio). Gênero literário do(s) texto(s): poesia.

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


DEUSES GREGOS  E NÓRDICOS - contos | Projeto em parceria com: Rodrigo Fonseca | Até 30/07/2018.

Deuses, criaturas, seres sobrenaturais e lendas pré-cristãs reunidas nessa Antologia que irá te surpreender! Histórias atuais inspiradas nessas lendas, novas versões dos clássicos e uma abordagem diferente dos heróis e vilões que conhecemos. Romance, suspense, terror, fantasia e muita aventura esperam por você. Abra a Caixa de Pandora e aproveite a leitura! Gosta de mitologia grega e nórdica? Participe da nossa Antologia! Uma oportunidade de mostrar seu talento e publicar por uma editora. Os contos poderão ser nos seguintes gêneros: Romance, suspense, terror e fantasia. Você pode recriar uma lenda clássica ou uma nova versão no passado, presente ou futuro. O personagem da mitologia pode ser o vilão ou o mocinho da história, pode ser um coadjuvante também desde que tenha relevância no conto.

Edital: Download

Ficha: Download ou   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


PURPURINA - contos | Projeto em parceria com: blog Refúgio Literário | Até 05/08/2018.

São tantos casos de violência contra a comunidade LGBTQ+ e poucos conhecem o quantos eles só querem amar e serem felizes. "Purpurina - A vida é uma festa" é uma coletânea de contos que traz a verdadeira essência de quem só quer viver a vida ao lado de quem ama. De viver em paz e poder mostrar seu verdadeiro eu.

Edital: Download

Ficha: Download ou   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

SEM RASTROS - contos |  Projeto em parceria com: Gabi Layme | Até 30/08/2018

O assassino do Zodíaco, O caso da Dália Negra, O Assassinato na Rua Morgue... Além de serem casos diferentes, reais ou não, todos têm algo em comum: a natureza dos fatos. As cartas criptografadas do Zodíaco, o corpo sem sangue da Dália Negra, a surpreendente solução do assassinato da Rua Morgue. Nesta coletânea de investigação policial, os casos são surpreendentes e às vezes inacreditáveis, e você está convidado a mostrar o detetive (ou o assassino) que há em você.

EditalDownload

FichaDownload ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

 MEDO DO ESCURO – Uma Antologia de Terror - contos | Projeto em parceria com: Douglas Lobo | Até 30/08/2018.

Desde o início dos tempos, nós, seres humanos, fugimos da escuridão. Primeiro, com fogueiras. Depois, com lampiões. Agora, com luzes elétricas. O motivo? Medo. Sim, não são apenas crianças que têm medo do escuro. Nós, adultos, também. A diferença é que aprendemos, com o tempo, a lidar com esse medo. E se, numa noite, todo o planeta sofresse um apagão? Como reagiríamos, sem a luz que nos orienta? Sem os dispositivos e serviços elétricos de que tanto precisamos? E se, devido à escuridão, medos e traumas que imaginávamos há muito soterrados de súbito despertassem em nós? Procuramos contos de terror inéditos, com extensão entre 8.000 a 10.000 caracteres (com espaço), e nos quais ocorra um apagão (blackout) durante a história. Por “terror”, entendam-se histórias que visam a perturbar o leitor. Não há obrigatoriedade de elementos sobrenaturais. Podem concorrer contos em todas as modalidades do gênero (gótico, distopia, cyberpunk etc.). Nos contos, o apagão pode durar o tempo que o autor achar necessário (inclusive segundos). Mas ele deve ser elemento central na trama. Serão priorizados na seleção os contos de tom literário, isto é, que mostrem alguma sutileza e preocupação com a forma. Pense em Edgar Allan Poe, Mary Shelley e H. P. Lovecraft.


Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

 TRIBUTO AOS ORIXÁS | Projeto em parceria com: Júlia Barreto Lula | Até 03/09/2018.

Tributo aos Orixás, obra homônima ao sucesso musical sabiamente cantado pela eterna Clara Nunes, proporcionará aos leitores navegar nas águas, caminhar por terras e flutuar por ares do desconhecido e cultuar seres protetores da natureza, representantes dos quatros elemento (fogo, água, ar e terra) assim como a cantante fazia em suas criações. A cantora cultua em suas canções, o poder dos orixás como seres dotados de uma imensa espiritualidade, trazidos pela Diáspora (Trajeto dos negros africanos em Navios Negreiros até o Brasil) cultuados pelo Candomblé e pela Umbanda como um patrimônio cultural e religioso afro-brasileiro. Sendo assim, por meio da literatura, arte dotada de grande beleza e trato com as palavras, a antologia Tributo aos Orixás proporcionará aos nossos diversos escritores produzir obras literárias que apresentem, subjetivamente, os orixás como contribuição africana para alimentar a nossa fé, destituindo, assim, a intolerância religiosa sofrida pelas religiões de matrizes africanas em nosso país.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

 

 - MAIS TEMAS EM BREVE -