learnex

  

Sempre um tema e um gênero diferentes para sua imaginação e escrita.

A Darda Editora tem como um de seus interesses as coletâneas, razão pela qual sempre lança editais com diversos assuntos, através do selo CDE - Coletâneas Darda Editora.

Todo autor precisa de um currículo que o identifique no universo literário. Acreditamos piamente que as coletâneas são um excelente meio de prática da escrita, de divulgação, conhecimento, troca de ideias e atualização do seu perfil, sendo, a nosso ver, importantíssima a participação deste sempre que possível, quer seja autor(a) novo(a) ou já com experiência.

NOTA: Se você tiver algum interesse em maiores informações para organizar uma coletânea extra ou um projeto já pronto, particularmente ou em conjunto, entre em contato conosco, por favor:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  


PROJETOS EM ORDEM CRONOLÓGICA  

 

 

Atemporais - Entusiastas |  Até 31/01/2019 - em parceria com Jonnata Henrique.

O presente possui características de volatilidade, se assimilando aos meteorológicos campos, estando em constante evolução. Ora nebuloso, ora pacífico, alternando entre precipitações volumosas e secas prolongadas, geadas, ventanias. Sendo você uma engrenagem importante, desta grande máquina chamada sociedade. Como avalias estas transformações? Os reflexos das bolsas de valores ao redor do mundo, o desenvolvimento de armas nucleares, as epidemias e doenças que assolam a humanidade: Dengue, Aids, depressão, câncer. Os impactos das drogas e do alcoolismo na sociedade, o caos no trânsito das grandes cidades, onde se vive no limite. A má distribuição de renda, a devastação da natureza, os patrimônios nacionais e mundiais que foram destruídos por incêndios ou catástrofes similares. Convidamos você, escritor, cronista, que redige cartas, para expressar suas memórias e interpretações que incitam atemporais entusiastas.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Atemporais - Pessimistas|  Até 31/01/2019 - em parceria com Jonnata Henrique.

 O futuro é temática que exerce incontestável fascínio para os que habitam o agora. Almejamos curas e soluções eficientes para as enfermidades que ceifam vidas. Ansiamos ideias que atendam ao crescimento demográfico. Combustíveis milagrosos e carros voadores melhorariam as condições de trafegabilidade, se existissem? Alimentos transgênicos como substitutos definitivos aos naturais, teriam efeito positivo no sistema ? Como lidaríamos com a água cada vez mais difícil de se encontrar e de racionar ? Robôs e inteligências artificiais seriam avanço ou perigo para o planeta? Clonagem, criogenia, melhoramentos genéticos, o que as pessoas estariam dispostas a fazer para a obtenção destes? Uma nova guerra mundial, ataques de zumbis, aliens, demônios e outras criaturas invadirão planeta e nos escravizarão ou instalarão o caos? Qual a visão plausível ou de teor fantástico que você tem para o futuro?

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Atemporais - Saudosistas |  Até 31/01/2019 - em parceria com Jonnata Henrique.

 No passado estão sintetizados, cronológicos caracteres pertinentes, informações e vivências, dinâmicos princípios que consolidarão nossa solidez personal. Muito mais que uma mera individualista linha, nesta singular época encontram-se emocionais parágrafos, potenciais pontos de ignição criativa, onde a centelha das emocionais lembranças acende a chama etérea da escrita. Bons momentos partilhados com quem amamos, uma pessoa especial que nos deixou, objetos que carregam informações e significados. O disco, o VHS, a máquina de datilografar, as décadas de 60,70, 80 e 90, preciosas datas que carregam ares de inspiração. Para os que apreciam “História”, existem os capítulos da humanidade, as guerras e revoluções, desastres ambientais e fatos que marcaram época. Convidamos você, escritor, cronista, que redige cartas, para expressar suas memórias e interpretações dos fatos que incitam atemporais saudosistas.

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Diga Não - contos|  Até 31/01/2019 - em parceria com Duda Santos.

Ao ouvirmos sobre o relacionamentos abusivos nos vem a mente todos os tipos de agressões físicas. O que a maioria não sabe, é que o buraco é bem mais em baixo. O que todos esses contos tem em comum é a importância de um assunto pouco abordado e esquecido por muitos, mas que, infelizmente, é algo bastante atual em uma relação heterossexual ou homossexual..O relacionamento abusivo como ele é, sem romances ou máscaras.Diga não a esse abuso!

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Brasis Poéticos - poesias |  Até 28/02/2019 - em parceria com Rita Queiroz e Jonnata Henrique.

 27 estados e o distrito federal, mais de 500 anos de história, estes são os números que descrevem numa ótica minimalista do nosso país. Desde o grito no Ipiranga, passaram a correr nas margens plácidas, as águas transformadoras da colonização, resultando na inserção e influência dos ritos e costumes de várias nações. Podemos afirmar sem titubear, que a geografia cultural do local que vivemos é privilegiada. Neste relevo eclético e contagiante, transitam o acarajé, o axé e as festas tradicionais baianas, o frevo pernambucano e a literatura de cordel, a famosa praia de Copacabana, o churrasco gaúcho, o queijo mineiro, entre tantos outros segmentos. Um patrimônio riquíssimo e que certamente inspira poetas e poetisas. Convidamos então vocês, a escreverem e enviarem poemas que retratem a cultura de modo geral. Dança, culinária, esportes, literatura, natureza. Queremos conhecer cada recantinho desta bandeira. Aborde um estado, fale de uma cidade que lhe traz uma lembrança especial, uma data comemorativa, uma comida, uma música, uma religião, um contato que foi agregado a sua personalidade, e lhe trouxe boas recordações. Vamos colorir com versos os Brasis Poéticos que tornam o mapa tão singular!

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Trilhas, Totens, Talismãs Tautogramas Telúricos |  Até 23/02/2019 - em parceria com Thiago S. Sevla.

Percorrendo inúmeras trilhas, munidos de totens e talismãs, através do nosso fator sensorial, contemplamos a Natureza; sublime e ambivalente. E a ela cabe os mais variados significados: seja o ambiente em que vivemos; a própria essência dos seres vivos; o caráter de todas as coisas; o Universo. E também, abastada de espiritualidade, diversas crenças, onipotência, onipresença, onisciência e ritualismo. Telúrico, isto é, todo aspecto inerente à Terra, resguarda uma ancestralidade em comum, vários sentimentos, presentes em tempos tão antigos e também nesta contemporaneidade, especialmente do paleolítico superior aos dias atuais, proporcionando uma imersão às raízes. Eis a proposta desta antologia: permitir que se embarque nas múltiplas acepções das palavras, incutindo experiências únicas, novas ou mesmo reminiscências, retratando o meio ambiente, projetando diversidade, amor, complacência, amizade, vínculos, sabedoria, esperança, fé; ou, desamor, incomplacência, inimizade, separação, inépcia, desesperança, descrença. Esses e tantos outros aspectos fazem parte da nossa Natureza. Nunca faltando espaço para misticismo, fantasia, humor e devaneios. E tudo isso, através de uma forma poética tão excepcional, rítmica e desafiadora: o tautograma. Por fim, sob alto teor sensitivo e imagético, teremos as pedras preciosas lapidadas:

Terra, tempos, templos, tais

Trópicos, tríades, tons tropicais.

Temporalidades tautológicas,

Travessias tristes, trágicas;

Transformadas, tesas, ternas,

Trocas, tocas, tijolos, tavernas.

Temos talentos, tanta tecnologia,

Tenacidade, tempestiva teimosia.

Tênues, tocantes; truques, trapézios.

Tautogramas tornando-se topázios! 

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Só Soneto |  Até 23/04/2019 - em parceria com Thiago Guimarães.

O soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos. A forma mais comum é a que contém dez sílabas poéticas por verso, classificando-se como decassílabo, geralmente com acentuação rítmica na sexta e décima sílabas (verso heroico) ou na quarta, oitava e décima sílabas (verso sáfico). Os sonetos costumam ter uma estrutura semelhante. O texto começa com uma introdução, que apresenta o tema, seguida de um desenvolvimento das ideias e termina com uma conclusão, que aparece no último terceto. Essa é, em geral, a estrofe descodificadora de seu significado. Essa antologia tem como meta resgatar uma forma tão bonita e tão pouco usada nos dias de hoje. Vamos participar; depois das aldravias, vamos ao soneto. Valem a forma latina usada por Petrarca e também o soneto Shakespeariano composto de três quartetos e um dístico sintam-se a vontade sonetistas soltem seus sonetos.   

 

Edital: Download

Ficha: Download ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


MAIS TEMAS EM BREVE